Avenida Norte de Quarteira
05/10/2024
Por se enquadrar dentro da área urbana, já que o limite norte da intervenção coincide com a placa de início de localidade, o troço urbano desta estrada passará a ter as características de uma avenida infraestruturada, arborizada, ajardinada, iluminada, dotada de passeios, de zonas de atravessamento de peões e de mobiliário urbano, impondo, assim, uma melhoraria do fluxo no trânsito e a redução de velocidade nos pontos mais problemáticos da via.
O conceito pretendido para a Avenida orienta-se por princípios ditados pela área setorial de Arquitetura Paisagista, destacando-se os de maior relevância: - o aproveitamento da plataforma atual da EN396 para as duas vias de entrada na cidade de Quarteira, numa perspetiva de minimização de custos e impacto ambiental; - a criação de um separador verde, coincidente com a zona dos pinheiros existentes do lado sul da EN396, com vista à sua preservação, constituindo uma mais valia inquestionável quer em termos de paisagem, ambiente ou “memória” associada aquela entrada em Quarteira; - a execução de uma nova via de saída de Quarteira, a sul da zona verde de separação de faixas de rodagem; - a integração de ciclofaixas e de passeios, em ambos os sentidos, de modo a ir de encontro às politicas tendenciais em matéria de mobilidade, com incitamento à utilização de modos suaves em detrimento do automóvel, conduzindo assim a uma solução mais sustentável de mobilidade. Decorrido cerca de um mês de obra, que tem um prazo.
Decorrido cerca de um mês de obra, que tem um prazo de execução previsto de sete meses, vimos por este meio fazer a primeira divulgação da forma como estão a decorrer dos trabalhos: Iniciaram-se os trabalhos da empreitada indicada em epígrafe no dia 1 de fevereiro, sem ter sido necessário efetuar cortes significativos na circulação automóvel. Foi apenas implementada uma redução na velocidade de circulação, a proibição de ultrapassar e a sinalização temporária diversa que se considerou necessária. Esta situação manter-se-á enquanto existirem trabalhos em zonas adjacentes à plataforma da atual EN 396.
Efetuaram-se os trabalhos relacionados com a poda e recuperação das árvores existentes que serão mantidas e enquadradas na nova Avenida. Foram concluídos os aterros que irão suportar a nova faixa de saída de Quarteira e iniciaram-se os trabalhos de execução das redes de drenagem de águas pluviais. Apelamos, uma vez mais, à compreensão de todos os habitantes e utentes para os incómodos causados por estes trabalhos.