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Administrador de condomínio, um super-herói?

Administrador de condomínio, um super-herói?

28/09/2024

A carga de trabalho e responsabilidade, que já era grande, aumentou em abril, com a entrada em vigor da nova lei da propriedade horizontal. Trouxe novas competências e obrigações, mas veio também “potenciar o desenvolvimento desta atividade profissional”  Dr. Vítor Amaral, presidente da APEGAC

A administração de condomínios exige a boa gestão das relações interpessoais.

Empatia, disponibilidade, eficiência e know-how são alguns dos atributos que os condóminos procuram em quem os representa.

O gestor terá de se mover em diferentes ambientes e ser capaz de comunicar com pessoas cujos perfis são muito díspares entre si.  

Frequentemente, e a par dos conhecimentos específicos do setor, há que recorrer às soft skills para se corresponder às expectativas de proprietários, arrendatários, vizinhos e outros elementos da comunidade.

Ou seja, ao administrador cabe também o papel de mediador. Sobretudo na resolução de conflitos entre vizinhos, pode facilitar a comunicação; providenciar soluções e canais promotores do diálogo.

Competências específicas, amplas e transversais

Perceber de lâmpadas e leis? Sim. Pedem-se vastos conhecimentos.

É fundamental o gestor possuir uma compreensão técnica das diversas áreas de um condomínio, e desenvolver uma rede sólida de parceiros para responder às exigências particulares de cada área.

Algumas noções técnicas quanto ao funcionamento e manutenção de elevadores, dos sistemas de videovigilância, dos facility services e da ecossustentabilidade do edifício serão também bem-vindas.

Além de competências técnicas e práticas, a administração de condomínios requer vários conhecimentos da legislação vigente, nomeadamente, no âmbito de seguros, manutenção de equipamentos, fornecimento de água e de energia, contratação de serviços gerais de limpeza e de jardinagem, entre muitos outros.

Vertentes da administração de condomínios

  • cumprimento da legislação
  • procedimentos contabílisticos
  • manutenção técnica predial
  • gestão de equipas multidisciplinares
  • rede de parceiros e fornecedores
  • gestão das relações humanas
  • negociação e gestão de stress
  • utilização das novas tecnologias

E ainda há quem acredite que a gestão de condomínios é simples… 

“Qualquer um administra um condomínio” é um preconceito a banir.

Facto: os profissionais do setor caracterizam-se pela grande pluralidade de conhecimentos. O bom gestor de condomínios destaca-se pela capacidade de resposta aos desafios de uma atividade sumamente exigente, multidisciplinar e sob a constante avaliação dos clientes.

Num mercado onde a concorrência é forte, vencem as empresas que prestam aos condóminos um serviço ótimo. Na reunião de competências, revela-se o “super-herói”.