A administração de condomínios exige a boa gestão das relações interpessoais.
Empatia, disponibilidade, eficiência e know-how são alguns dos atributos que os condóminos procuram em quem os representa.
O gestor terá de se mover em diferentes ambientes e ser capaz de comunicar com pessoas cujos perfis são muito díspares entre si.
Frequentemente, e a par dos conhecimentos específicos do setor, há que recorrer às soft skills para se corresponder às expectativas de proprietários, arrendatários, vizinhos e outros elementos da comunidade.
Ou seja, ao administrador cabe também o papel de mediador. Sobretudo na resolução de conflitos entre vizinhos, pode facilitar a comunicação; providenciar soluções e canais promotores do diálogo.
Competências específicas, amplas e transversais
Perceber de lâmpadas e leis? Sim. Pedem-se vastos conhecimentos.
É fundamental o gestor possuir uma compreensão técnica das diversas áreas de um condomínio, e desenvolver uma rede sólida de parceiros para responder às exigências particulares de cada área.
Algumas noções técnicas quanto ao funcionamento e manutenção de elevadores, dos sistemas de videovigilância, dos facility services e da ecossustentabilidade do edifício serão também bem-vindas.
Além de competências técnicas e práticas, a administração de condomínios requer vários conhecimentos da legislação vigente, nomeadamente, no âmbito de seguros, manutenção de equipamentos, fornecimento de água e de energia, contratação de serviços gerais de limpeza e de jardinagem, entre muitos outros.
Vertentes da administração de condomínios
- cumprimento da legislação
- procedimentos contabílisticos
- manutenção técnica predial
- gestão de equipas multidisciplinares
- rede de parceiros e fornecedores
- gestão das relações humanas
- negociação e gestão de stress
- utilização das novas tecnologias
E ainda há quem acredite que a gestão de condomínios é simples…
“Qualquer um administra um condomínio” é um preconceito a banir.
Facto: os profissionais do setor caracterizam-se pela grande pluralidade de conhecimentos. O bom gestor de condomínios destaca-se pela capacidade de resposta aos desafios de uma atividade sumamente exigente, multidisciplinar e sob a constante avaliação dos clientes.
Num mercado onde a concorrência é forte, vencem as empresas que prestam aos condóminos um serviço ótimo. Na reunião de competências, revela-se o “super-herói”.